Implantes dentários

 

São artefatos modernamente confeccionados em titânio, que são introduzidos à pressâo ou rosqueados dentro do osso dos maxilares (superior ou inferior) no lugar onde foi perdido o dente natural, com o objetivo de suportar prótese dental, repondo o(s) elemento(s) perdido(s). Quanto antes colocados, em função da reabsorção natural do osso que sustentava os dentes, maiores podem ser seu comprimento e diâmetro, proporcionando melhores condições para uma adequada reabilitação oral, tanto funcional, quanto estética. Em situação ideal, podem repor um único dente perdido e, em situação extrema, através de dois ou mais implantes permitem suportar uma barra que dará estabilidade a prótese total (sobre dentadura). Representam, depois de décadas de estudos e pesquisas, um dos maiores avanços da Odontologia nos tempos recentes, dando esperanças a quem já não mais tinha.

o que são implantes dentais?
como é feito um implante dental?
dói fazer implante dental?
Quanto custa fazer um implante dental?
Em que situações não deve ser colocado?

Apenas em 2 situações: em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral e quando não houver espessura e altura óssea suficientes para acomodar os implantes.

 

E quanto à idade?

Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes. Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível? 

 

Quanto dura a cirurgia para instalar o implante?

Normalmente, entre 60 a 90 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é dilatado.

 

Quais os riscos cirúrgicos?

Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. 0 pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

 

A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?

Para os casos de próteses totais, elas são colocadas alguns dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas.

 

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais "ponte móvel" e "dentadura"?

A exemplo das próteses fixadas sobre os dentes, as fixadas sobre os implantes têm como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.